Bursite e Tendinite no Ombro - Síndrome do Impacto

A Síndrome do Impacto é a causa mais comum de dor no ombro. Se caracteriza pelo impacto entre o túberculo maior do úmero com o acrômio. Isso faz com que a bursa e os músculos do manguito rotador que passam por esse espaço (espaço subacromial) sejam espremidas no contato dessas duas estruturas ósseas. Esse impacto pode ocorrer por diversas causas, entre elas: micro instabilidade do ombro, discenesia escapulo-torácica, esporão do acrômio e, sequela de fratura do túberculo maior. Isso leva a uma inflamação da bursa do ombro (bursite do ombro), assim como dos tendões do manguito rotador (tendinite do ombro). Contudo, com a degeneração desses tendões pode ocorrer a lesão dos tendões do manguito rotador.

Por que tenho problemas como a Síndrome do Impacto do Ombro?
Normalmente, há espaço suficiente entre o acrômio (teto) e o manguito rotador, de tal forma que os tendões deslizem facilmente debaixo do acrômio quando o braço é levantado. Mas cada vez que você levantar o braço, existirá um pouco de fricção e compressão dos tendões e bursa contra o acrômio. Esta fricção, atrito ou pinçamento é chamada de impacto.
O impacto ocorre em certo grau em todos os movimentos NORMAIS ombros. Atividades diárias que envolvem o uso do braço acima do nível do ombro podem causar mais impacto. Normalmente isso não leva a nenhuma dor prolongada. Mas, trabalho contínuo com os braços elevados acima do nível do ombro, atividades de arremesso e repetivas, ou qualquer outra atividade semelhante pode estar associadas a síndrome do impacto e se tornar um problema. Impacto se torna uma doença quando ela causa irritação ou dano aos tendões do manguito rotador e bursa.
IMPORTANTE: Apesar de a síndrome do impacto estar relacionada a atividades repetitivas principalmente com o membro superior elevado acima do nível do ombro, ela é uma doença MULTIFATORIAL. Portanto ela não pode ser causada unicamente por atividades profissionais e sim está associada alguns tipos de atividades/profissão. A ação de levantar o braço tende a forçar o úmero contra a borda do acrômio. Com o uso excessivo, isso pode causar irritação e inchaço da bursa. Se qualquer outra condição diminui a quantidade de espaço entre o acrômio e os tendões do manguito rotador, o impacto pode piorar.
Esporões podem reduzir o espaço disponível entre a bursa e os tendões para se moverem sob o acrômio. Esporões são pontes ósseas, geralmente causadas por calcificação de alguma estrutura. Eles são comumente causados por desgaste da articulação entre a clavícula e o acrômio, chamada de articulação acromioclavicular (AC). A articulação AC encontra-se diretamente acima da bursa e dos tendões do manguito rotador.
Em algumas pessoas, o espaço é muito pequeno porque o acrômio é mais grosso e ganchoso. Nessas pessoas, o acrômio pende muito para baixo, reduzindo o espaço entre ele e o manguito rotador. Outra causa de diminuição do espaço para o manguito rotador é a calcificação do ligamento coraco-acromial.

Causas e tratamento da Tendinite e Bursite no ombro
Causas e tratamento da Tendinite e Bursite no ombro


Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de bursite ou tendinite causada pelo impacto geralmente é clínico. É feito com base na sua história clínica e exame físico. Seu médico pode solicitar raios-X para procurar um acrômio anormal ou esporões ósseos. A ressonância magnética (RM) ou a ultrassonografia (US) podem ser realizadas se o seu médico suspeitar de uma ruptura dos tendões do manguito rotador. A ressonância magnética é um exame de imagem especial que usa ondas magnéticas para criar imagens que mostram os tecidos do ombro em fatias. A ressonância magnética mostra tendões, bursa, ligamentos, bem como os ossos; é indolor e não necessita de agulhas, mas só deve ser solicitada em situações bem definidas pelo seu médico.
Em alguns casos é difícil definir se a dor é proveniente do ombro ou de uma doença na coluna cervical ou doença dos músculos (dor miofascial). Uma injeção de um anestésico local (como lidocaína) na bursa pode confirmar se a dor é, de fato, vinda do ombro. Se a dor vai embora imediatamente após a injeção, então a bolsa é a fonte mais provável da dor. Dor proveniente de uma compressão nervosa na coluna cervical não desaparece depois de uma injeção no ombro. Mas lembre-se, este é um método invasivo de auxílio diagnóstico e será realizado apenas por um médico com grande conhecimento da anatomia local e apenas em casos bem indicados, com consentimento do paciente, e nunca um método de rotina para o diagnóstico.

Como evitar a síndrome do impacto?
A formação do "esporão" ou um formato curvo do teto do ombro (acrômio) não pode ser evitada. Porém, existem 3 medidas que podem melhorar esse atrito entre os tendões e o acrômio.
- Evitar movimentos com o braço acima da altura dos ombros (90° de abdução ou flexão).
- Fortalecer os músculos dos tendões do manguito rotador. O fortalecimento dos rotadores externos e internos melhora a coaptação da articulação. Durante a elevação do ombro, existe uma força feita pelo músculo deltóide que traciona todo o osso do úmero para cima. Com a contração dos tendões do manguito, essa força é melhor balanceada e o úmero permanece no seu local de origem, diminuindo a chance de impacto.
- Melhora da postura nos indivíduos com os ombros posicionados para frente (protração da escápula)



Causas e tratamento da Tendinite e Bursite no ombro ou síndrome do Impacto



Quais opções de tratamento estão disponíveis?


O tratamento não-cirúrgico
Além das medidas de prevenção descritas acima, o tratamento tem 2 objetivos: diminuir o processo inflamatório e reequilibrar a força e o alongamento do ombro. Para diminuir a inflamação, diversas medidas podem ser utilizadas dependendo de cada caso. O uso do gelo é recomendado quando tolerado. Medicações anti-inflamatórias por via oral ou injetável podem ser utilizadas. O reequilíbrio da força e do alongamento é feito tradicionalmente através de fisioterapia. Exercícios de alongamento e de fortalecimento são necessários e devem ser individualizados para cada caso. Nos casos em que a dor é muito importante e não regride com as medidas iniciais, uma infiltração pode ser realizada para diminuir a inflamação.

Cirurgia
Se você ainda estiver tendo problemas depois de tentar os tratamentos não-cirúrgicos, pode ser recomendada a cirurgia.

Descompressão subacromial
O objetivo da cirurgia é aumentar o espaço entre o acrômio e os tendões do manguito rotador. O cirurgião deve primeiro remover qualquer esporão sob o acrômio que esteja em contato com os tendões do manguito rotador e a bursa. Normalmente o cirurgião também remove uma pequena parte do acrômio para dar aos tendões ainda mais espaço e retira toda aquela bursa / bolsa que está inflamada (bursite).

Causas e tratamento da Tendinite e Bursite no ombro



Ressecção da Clavícula Distal
O Impacto pode não ser o único problema no ombro. É muito comum haver também a degeneração e artrose na articulação acromioclavicular. Se houver queixas clínicas compatíveis com artrose na clavícula, uma pequena parte dela pode ser retirada para aliviar os sintomas sem causar qualquer perda de movimento ou força no membro. Este procedimento é chamado uma artroplastia de ressecção ou ressecção da clavícula distal.