Artrose no Ombro

A artrose acontece quando há desgaste de uma articulação, causando limitações e desconfortos por conta do atrito entre as extremidades dos ossos. A dor é geralmente o alerta que ali existe algo a ser investigado e tratado.
Os ossos precisam da cartilagem saudável em suas extremidades para amortecer o atrito durante as movimentações. E quando essa cartilagem está danificada, os ossos entram em contato direto um com o outro, causando atritos provocadores de esporões que inflamam e podem evoluir até a deformação do osso.
O início precoce do tratamento com um médico ortopedista é muito importante, pois evita complicações que só poderão ser resolvidas por meio de intervenção cirúrgica, além do incômodo dos sintomas que também se agravam na mesma proporção da evolução do quadro.

Causas da Artrose
A osteoartrose primária é a causa mais comum de artrose. Ela acomete diversas articulações, manifesta-se lentamente durante o envelhecimento e tem um importante componente genético. A osteoartrose pode ter diferentes graus, desde uma artrose leve (sem dor ou perda de função) a uma artrose grave extremamente limitante, em que o paciente pode perder quase todos os movimentos do ombro.
A artrose também pode ser causada por um processo de "morte óssea" chamado de osteonecrose, causada por fraturas ou por doenças que acometem pequenos vasos sanguíneos como o lúpus, anemia falciforme ou mesmo a artrite reumatóide. Existe também um tipo de artrose no ombro iniciada após lesões crônicas não tratadas dos tendões do manguito rotador, chamada de artropatia do manguito rotador, que apresenta um tratamento diferente da osteoartrose.

Tratamento de artrose no ombro médico ortopedista em campo grande


Tratamento

O tratamento da artrose deve ser realizado precocemente. Ainda não existem métodos para impedir por completo a evolução da artrose, mas existem meios para retardar sua piora e para evitar a dor e a inflamação crônica. Medidas gerais de saúde são fundamentais no tratamento da osteoartrose. Reeducação alimentar e emagrecimento tem efeito não só na diminuição da pressão na articulação, mas também no mecanismo inflamatório e na dor. A melhora da flexibilidade e da força dos músculos do ombro também é importante para o tratamento não medicamentoso.
Os medicamentos são uma terapia complementar às medidas não medicamentosas. Os anti-inflamatórios e analgésicos tem efeito rápido, com controle da dor e do grau de inflamação da articulação. Mas seu uso por longo período, principalmente em pacientes mais idosos, pode gerar efeitos colaterais importantes. Anti-inflamatórios injetáveis também podem ser usados, com um efeito mais rápido e duradouro.

Quando a cirurgia é indicada
Quando a artrose é grave e os sintomas não apresentaram melhora com o tratamento não operatório, a cirurgia pode ser indicada. Não existe uma idade mínima ou máxima para o tratamento cirúrgico. A idade biológica, a presença de doenças associadas e o grau de artrose são os fatores mais importantes para decidir pelo tratamento cirúrgico.